Header Ads

Header ADS

Como corrigir o alto uso da CPU por MsMpEng.exe no Windows 10

 

Correção nº 1: Examine seu computador em busca de malware

Recomendamos executar uma verificação de segurança para garantir que seu sistema não esteja infectado por malware. Alguns scripts e aplicativos mal-intencionados podem aumentar o uso de memória do Windows Defender. Se você notar alto uso de CPU e disco, também pode ser vítima de um ataque cibernético.

Usaremos o  Windows Defender acessível e integrado  para realizar uma verificação do sistema. No entanto, um software antivírus de terceiros mais focado   pode funcionar melhor. Use as etapas a seguir para verificar se há malware em seu PC usando o Windows Defender:

  • Abra a barra de pesquisa na barra de tarefas clicando no ícone da lupa. Você também pode criá-lo com o   atalho de teclado do Windows  +  S.
  • Digite  Segurança do Windows  e inicie-o nos resultados da pesquisa.

  • Selecione a  opção Verificação completa  . Isso verificará todos os arquivos em suas unidades para garantir que nenhuma ameaça possa ser ocultada. Observe que essa verificação pode durar de 1 a 2 horas, dependendo de quantos arquivos você possui em seu sistema.

  • Clique no  botão Verificar agora  para iniciar a verificação. Se uma ameaça for detectada, o Windows 10 a colocará automaticamente em quarentena ou a removerá completamente. Você pode revisar os resultados da verificação posteriormente para ver quais arquivos infectados foram removidos.

  • Alterne para a  guia Proteção contra vírus e ameaças  usando a tela inicial ou o menu no painel esquerdo. Clique no  link Opções de digitalização  .

Correção nº 2: altere as configurações de agendamento do Windows Defender

Vários usuários do Windows que relatam alto uso da CPU pelo MsMpEng.exe dizem que isso ocorre durante uma verificação completa do sistema. Para resolver esses problemas, você pode reagendar a verificação para ocorrer quando não estiver usando seu PC:

  • Abra a pesquisa do Windows e digite  Agendador de Tarefas.
  • Na tela Agendador de Tarefas, navegue até o painel esquerdo e clique duas vezes em  Biblioteca do Agendador de Tarefas.

  • Expanda as pastas enquanto navega no seguinte caminho:
    Biblioteca/Microsoft/Windows/Windows Defender.

  • Na pasta Windows Defender, localize  Windows Defender Scheduled Scan no painel do meio e clique duas vezes nele.
  • Na nova janela, vá para a  guia Condições e clique em OK e desmarque todas as opções. Isso limpará as verificações agendadas em seu PC.

  • Agora,  reagende  as  verificações do Windows Defender .
  • Novamente, clique duas vezes na  verificação agendada do Windows Defender.
  • Acesse a  guia Gatilhos  e clique em  Novo .
  • Em seguida , crie uma nova programação de verificação  – verificações semanais ou mensais, dependendo do que atender às suas necessidades e permitir que você equilibre a proteção e a eficiência do sistema.
  • Agora, escolha o  dia da verificação  e clique em  OK. Certifique-se de que a verificação está ativada.
  • Repita o mesmo processo para os outros três serviços: Windows Defender Cleanup, Windows Defender Cache Maintenance e Windows Defender Verification.

Este processo irá reagendar o Windows Defender do seu PC para funcionar de acordo com sua preferência. Reinicie o seu PC e veja se o Antimalware Service Executable ainda está usando CPU alta.

CORREÇÃO nº 3: adicione o executável do serviço antimalware à lista de exclusão do Windows Defender

Ao escanear seu PC, o Windows Defender verifica todos os arquivos – inclusive ele mesmo – o que é uma causa comum de lentidão do sistema. Você exclui o Windows Defender da própria verificação, simplesmente adicionando-o à lista de exclusão.

  • Abra  o Gerenciador de tarefas  pressionando  Ctrl + Shift + Esc  (ou  clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas  e selecione Gerenciador de tarefas).
  • Na lista de itens, localize  Antimalware Service Executable  >  clique com o botão direito  nele e selecione  Open File Location .

  • Copie o  caminho completo do Antimalware Service Executable  na  barra de endereço .
  • Agora, abra o  menu Iniciar do Windows  e digite “ windows defender ” e clique no resultado superior para iniciar  o Windows Defender Security Center .
  • Em seguida, clique em  Proteção contra vírus e ameaças  > depois em Configurações de proteção contra vírus e ameaças, clique em  Gerenciar configurações .
  • Agora, role para baixo até “ Exclusões ” e clique em Adicionar ou remover exclusões .
  • Clique em  Adicionar uma exclusão, selecione  a opção Pasta  e cole o caminho do Antimalware Service Executable (MsMpEng.exe) que você copiou da barra de endereço.
  • Agora, clique em  Abrir .

Este processo excluirá a pasta Antimalware Service Executable da verificação. Este método não remove o executável do serviço antimalware, mas corrige um problema conhecido com as verificações que o Windows Defender realiza no modo de proteção em tempo real.

Correção nº 4: desative o serviço do Windows Defender

Se o problema de alto uso da CPU por MsMpEng persistir, talvez seja necessário desabilitar o Antimalware Service Executable no Windows 10. Observe que desabilitar o Windows Defender pode deixá-lo vulnerável a muitos ataques cibernéticos se você não tiver um programa antivírus   de terceiros instalado.

Quando estiver pronto, saiba como desativar totalmente o Antimalware Service Executable usando as instruções passo a passo abaixo.

Para desabilitar o Windows Defender (através do editor de registro):

  • Pressione  a tecla Wins + R  para abrir  a caixa de diálogo Executar .
  • Digite  Regedit  e clique em  OK  para abrir o  Editor do Registro .

  • Verifique o painel de navegação esquerdo e clique duas vezes nas pastas para navegar até o seguinte caminho:
    HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows Defender.
  • Localize uma entrada de registro chamada  DisableAntiSpyware  > clique duas vezes nela e defina seus dados de valor como 1.
    • Se não houver nenhuma entrada de registro chamada DisableAntiSpyware, volte ao  painel principal do Editor do Registro  e clique com o botão direito do mouse > selecione  Novo  >  Valor DWORD (32 bits) .

    1. Agora, nomeie a nova entrada de registro  DisableAntiSpyware  > clique duas vezes nela e defina seus dados de valor como 1.

Mais uma vez, lembramos que é arriscado operar seu dispositivo sem ter um aplicativo antivírus instalado. Você pode ficar vulnerável a malware, hackers e outros tipos de ataques cibernéticos. Recomendamos o uso  do Malwarebytes  se você precisar de uma solução gratuita e leve. Também oferecemos  Malwarebytes Premium  pelo melhor preço do mercado.

Correção nº 5: reverter as atualizações de definição do Windows Defender

Em raras ocasiões, o Windows Defender pode adquirir uma atualização de definição ruim que faz com que certos arquivos do Windows 10 sejam detectados como vírus. Isso pode facilmente sobrecarregar seu sistema se uma grande quantidade de falsos positivos surgirem de uma só vez. Veja como remover uma atualização de definição ruim para o Windows Defender.

  1. Abra a barra de pesquisa na barra de tarefas clicando no ícone da lupa. Você também pode criá-lo com o   atalho de teclado do Windows  +  S.
  2. Digite  Prompt de Comando  na caixa de pesquisa. Ao vê-lo nos resultados, clique com o botão direito do mouse e escolha  Executar como administrador .
  3. Quando solicitado pelo Controle de Conta de Usuário (UAC), clique em  Sim  para permitir que o aplicativo seja iniciado com permissões administrativas.
    Se precisar de ajuda, confira nosso  guia Como tornar um usuário local um administrador no Windows 10  .
  4. Quando a janela do prompt de comando estiver aberta, digite o seguinte comando e pressione Enter para executá-lo:  “%PROGRAMFILES%\Windows Defender\MPCMDRUN.exe” -RemoveDefinitions -All
  5. Depois que o primeiro comando terminar de executar, insira o seguinte e execute-o com a tecla Enter:  “%PROGRAMFILES%\Windows Defender\MPCMDRUN.exe” -SignatureUpdate
  6. Agora você pode verificar se o alto uso da CPU do Antimalware Service Executable (MsMpEng.exe) diminuiu.

Empacotando

O Windows Defender é uma ferramenta importante porque vem de graça com o sistema operacional Windows. No entanto, pode drenar a CPU do seu sistema. Se você seguir cuidadosamente as etapas descritas neste artigo, assumirá o controle do Antimalware Service Executable em seu PC e manterá seu computador funcionando em velocidade máxima.

Você achou este artigo informativo e útil? Envie este guia mestre para todos com quem você trabalha para aumentar ainda mais a produtividade de sua equipe. Retorne ao nosso site para obter ofertas de software Microsoft Office e guias e artigos mais úteis relacionados ao pacote de produtividade mais popular da Microsoft.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.