Tudo sobre SSD M2
Veja as principais diferenças entre versões, tamanho e velocidade do M2 e escolha o modelo adequado para o seu equipamento. |
Na hora de fazer um 'upgrade' em seu computador ou notebook, surge aquela dúvida: meu computador suporta M2? Pode escolher qualquer tamanho de M2? Qual tem melhor desempenho? Saiba que existem quatro categorias de tamanhos diferentes. Vamos te explicar detalhadamente a seguir.
O que é SSD M2?
O SSD M2 veio para substituir o padrão mSATA. SSD M2 é uma unidade de estado sólido, ideal para computadores com pouco espaço interno que possui duas tecnologias de conexão: Mini-Sata (mais antiga) ou mSata (atual). As Unidades SSD M2 possui um desempenho aprimorado perto dos demais dispositivos de armazenamento, podendo chegar a velocidades 10 vezes mais rápidas do que um HD convencional. O padrão M.2 foi desenvolvido em 2013 pelos institutos PCI-SIG e SATA-IO que originalmente deram o nome de Next Generation Form Factor (NGFF).
Formatos e tamanhos do SSD M.2
Existem três categorias de conectores para o SSD M.2 onde você deve se atentar antes de fazer o pedido.
Conector M.2 Chave B
Conector M.2 Chave M
Conector M.2 Chave B+M (É compatível com o padrão B ou M)
Agora vamos ver os modelos e tamanhos do SSD M.2.
SSD M.2 2280 — Possui 80 mm de comprimento e 22 mm.
SSD M.2 2260 — Possui 60 mm de comprimento e 22 mm de largura.
SSD M.2 2242 — Possui 42 mm de comprimento e 22 mm de largura.
SSD M.2 2230 — Possui 22 mm de comprimento e 22 mm de largura.
Se você tem dúvidas em qual tamanho deve comprar, entre no site da fabricante do seu notebook ou da fabricante da Placa-mãe do seu computador e busque as especificações do equipamento. O motivo para existir quatro categorias e tamanhos diferentes é ligado a compatibilidade em diferentes dispositivos com espaço reduzido como em Ultrabooks que são extremamente finos.
A velocidade é influenciada pelo tamanho ou tipo do SSD M2?
Não, o seu tamanho ou tipo de Slot não influencia em nada do desempenho do SSD M2. A sua compatibilidade de protocolo de transferência de dados suportados são o SATA e o PCI-Express. Os SSDs do tipo M.2 NVME (Non-Volatile Memory Express), que optam por trabalhar com ‘interface’ SATA, proporciona velocidade de transferência e leitura menor do que a ‘interface’ PCI-e.
As entradas PCI-Express, permite taxas maiores de transferência sendo de cinco a dez vezes mais rápido que o SATA convencional. No entanto, para atividades mais intensas como servidores, não recomendamos o uso de SSD M.2 por serem mais difíceis de realizar qualquer recuperação de dados caso haja falhas no equipamento.
Vale a pena investir em SSD M2?
Cada caso é um caso, mais se você possui um equipamento com pouco recurso de desempenho, procure saber se seu computador ou notebook possui entrada compatível com o M2. Em sistemas como Windows 10 ou Windows 11, a diferença é notável entre um HD convencional e um SSD M2, valendo a pena o investimento gasto. O Windows 10 trabalha com mais fluidez quando está instalado em um armazenamento de alta velocidade, o que o torna mais recomendável para computadores que apresentam lentidão com os novos sistemas operacionais da Microsoft.
Conclusão
O SSD M2 é uma boa alternativa para reviver aquele computador mais antigo ou com pouco poder de processamento e memória, sendo que a sua transferência é mais otimizada e certamente você notará a diferença de resposta de ações realizadas em dispositivos com SSD M2 instalado.
Nenhum comentário